A Praia da Vila conta uma história muito interessante, de uma época que ainda se caçavam baleias...
A cidade foi construída basicamente a partir de baleias. O óleo, produzido a partir da gordura era usado na consistência da argamassa usada nas construções, e também usado na iluminação pública. Os ossos também eram utilizados na construção da cidade. A carne servia de alimento. As barbatanas eram usadas como espartilhos pelas mulheres da época, como pente de cabelo, dentre outros utensílios domésticos, para quem não sabe, as barbatanas das baleias (baleia tem barbatana x golfinho tem dente) são como se fossem cerdas de uma escova de dente, são longas e feitas de queratina.
Hoje ainda podem ser encontradas edificações feitas com óleo de baleia nos municípios de Imbituba e Garopaba. O auge da caça moderna foi no século XX e a industrialização, a tecnologia e o comércio quase levaram as baleias à extinção. Foi somente em 1973 que a última estação baleeira localizada no Sul do Brasil, em Imbituba, Santa Catarina, fechou suas portas.
Alguns projetos, como o Projeto Baleia Franca, e o Instituto Baleia Franca, monitoram as baleias já há alguns anos e eles vêm constatando que nossas baleiudas estão voltando a recuperar seus números, falta muito ainda (antes da matança das baleias francas, elas eram avistadas até o nordeste do Brasil).
Entretanto, atualmente as baleias ainda sofrem pressões de capturas internacionais, acidentais ou provenientes da degradação do meio em que vivem, o que torna fundamental o trabalho de preservação.
Aqui no sul do Brasil, nós temos a APA da baleia Franca, que vai do sul de Florianópolis até a Praia do Rincão com o objetivo da preservação da baleia franca austral e garantir o uso racional dos recursos naturais da região, o que é muito bom para elas e para nós!!! Vamos preservar respitando as baleias!!! Elas são lindas, assim como seu habitat limpo e saudável, como também queremos!!!!
Bom Dia a todos : )




uhuuuul!!! Aí É tudo de MUITO bom! Tenho uma amigona que mora aí. Inclusive namordo dela trabalha com psicologia do esporte... faz um trabalho MUITO massa de condicionamneto e relaxamento. O nome dele é Marcelo e da minha amiga é Aline. Não sei te explicar direito onde é, mas é perto do surf da Vila. Vou ver p vc! beijo
ResponderExcluirQuero te visitar!